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Mantida rescisão indireta de atendente de telemarketing que era impedida de ir ao banheiro

  • Foto do escritor: Iasco e Marçal Advogados
    Iasco e Marçal Advogados
  • 29 de abr. de 2022
  • 1 min de leitura

Atualizado: 2 de mai. de 2022

Para magistrados do TRT da 2ª Região (SP), profissional enfrentou situação "constrangedora

Imagem de atendente de telemarketing


18/04/2022 - "A 17ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) manteve a rescisão indireta em benefício de uma profissional de telemarketing que era impedida de ir ao banheiro, principalmente em momentos de maior demanda de atendimento. A rescisão indireta é aplicada quando há falta grave do empregador e, por ela, é o empregado que “demite o patrão”.

Segundo uma testemunha, a trabalhadora precisava pedir autorização toda vez que precisava ir ao sanitário, exigência que não era estendida a outros funcionários que exerciam a mesma função. Além disso, declarou já ter visto um dos supervisores dizer à profissional que seria suspensa e dispensada por justa causa caso não batesse as metas.

“Na hipótese dos autos, restou comprovado, pelo depoimento testemunhal colhido, que a profissional era submetida a situação constrangedora por parte de seus supervisores, os quais, no exercício de seu trabalho, extrapolavam o poder de direção inerente ao empregador”, esclareceu a juíza-relatora Maria de Fátima da Silva.

A magistrada ressaltou que abusos praticados pelos empregados, como abandono desnecessário do posto de trabalho e tempo acima do razoável gasto no banheiro, são passíveis de punição. O temor de que isso ocorra, no entanto, não justifica a omissão do empregador quanto à necessidade básica e corriqueira dos empregados. “Na verdade, o empregador se furtou do seu dever de oferecer à reclamante uma situação de trabalho mais confortável, digna e humana”, afirmou.

Além das verbas decorrentes da rescisão indireta, a empregadora terá de pagar R$ 1 mil por danos morais.


Fonte: https://www.csjt.jus.br/web/csjt/-/mantida-rescis%C3%A3o-indireta-de-atendente-de-telemarketing-de-s%C3%A3o-paulo-que-era-impedida-de-ir-ao-banheiro

 
 
 

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